A Prefeitura de São Leopoldo emitiu uma nota na manhã desta quarta-feira informando que o caso do paciente internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com suspeita de coronavírus, era, na realidade, Gripe H1N1.
O paciente passou por exames laboratoriais, na terça-feira, que foram enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Diante do resultado positivo para Gripe H1N1, o paciente será medicado com Tamiflu.
Ministro confirma primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil
Uma segunda pessoa que teve contato com o paciente, que apresentou quadro febril na noite de terça, não apresentou nenhuma alteração nos exames laboratoriais. Mas ele também receberá medicamento para Gripe H1N1.
Confira a nota divulgada pela Prefeitura de São Leopoldo:
"A Prefeitura de São Leopoldo informa que com relação ao paciente internado na UPA Scharlau, com suspeita de coronavírus, o diagnóstico é de Gripe H1N1. A partir das amostras de material coletado na terça-feira, 28 de janeiro, enviado ao Laboratório Central do Estado (Lacen), os resultados informados, na quarta-feira, 29, diagnosticaram o quadro como Gripe H1N1. A partir do resultado, o paciente será medicado para o devido tratamento, que é realizado com Tamiflu.
O segundo caso suspeito, de um amigo que teve contato com o primeiro, e apresentou quadro febril na noite de terça, também apresentou melhora, e não apresentou nenhuma alteração nos exames laboratoriais. Haja visto que a suspeita se devia pelo contato com o primeiro paciente oriundo da China, também receberá medicamento para Gripe H1N1.
A Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Saúde mantem-se alerta, com todo cuidado à saúde da população, e aguarda a manifestação do Governo do Estado, haja visto que outras cidades da região também apresentam casos suspeitos."